Informativo Técnico

Hidrantes
É um sistema hidráulico de combate à incêndio. É composto por tubulações, conexões, registros, reservatório, motobomba elétrica, abrigos, mangueiras e esguichos. O funcionamento é feito primeiramente, com o acoplamento da mangueira no adaptador de engate rápido do registro globo. Após isso, executa-se à abertura do registro globo para a passagem livre da água (acionamento automático com a queda de pressão) ou com botoeiras do tipo liga e desliga. Logo após o motobomba entra em operação e executa o impulsionamento da água com pressão nos esguichos das mangueiras, para que o fogo seja extinguido. Acionamento manual de bomba de incêndio, é um sistema elétrico 220vca ou 24vcc. É composto por acionadores manuais do tipo   liga e desliga e painel de comando. O funcionamento é feito através do acionamento do  botão liga do acionador , que está instalado junto à cada hidrante, com isso o painel de comando recebe um sinal de contato seco e executa a o acionamento da bomba (norma de referência NBR 13714).

Sprinkler ( SPK)
É um sistema hidráulico de combate incêndio. É composto por tubulações, conexões, registros, reservatório de água, motobomba elétrica e chuveiros automáticos. O funcionamento é feito através do rompimento do bulbo de vidro do bico de SPK, devido ao aumento de temperatura no ambiente, fazendo com que a pressão da rede seja diminuída e a bomba jockey entre em operação e em seguida a motobomba principal. Com isso a motobomba faz o impulsionamento da água com pressão, para que o fogo seja extinguido (norma de referência NBR 10897).

Alarme de Incêndio 
É um sistema elétrico de baixa tensão 12vcc ou 24vcc.È Composto por eletrodutos, cabo especiais do “tipo shild blindado”, acionadores manuais, sirenes e central. O funcionamento é feito através do acionamento com “martelinho quebra vidro” ou com aperto manual do botão de contato seco. Com isso os acionadores entram em modo de disparo e envia um sinal elétrico para a central, que identifica o local do disparo e executa o acionamento da sirene/audiovisual, para que seja feito a evacuação dos ocupantes do local. Este tempo de disparo das sirenes, pode variar de acordo com a lógica de programação que foi executada na central (norma de referência NBR17240).

Detecção de fumaça e calor
É um sistema elétrico de 24vcc de detecção. É composto por eletrodutos, cabo especiais do tipo “Shield blindado”, sensores de fumaça, calor ou variação de temperatura, sirenes e central. O funcionamento é feito à partir da detecção de fumaça, calor ou variação de temperatura no ambiente através dos sensores, com isso os sensores entram em   modo de disparo e envia um sinal elétrico para a central, que identifica o local do disparo e executa o acionamento da sirene/audiovisual, para que seja feito a evacuação dos ocupantes do local. Este tempo de disparo das sirenes, pode variar de acordo com a lógica de programação que foi executada na central (norma de referência NBR17240). 
 
Porta corta fogo
É um sistema de compartimentação de combate. É composto por portas de chapas galvanizadas, revestidas com materiais isolantes resistentes ao fogo. Tem o objetivo de suportar o fogo, para que as chamas não ultrapassem para outros ambientes e escadas de rotas de fugas e saídas de emergência (norma de referência NBR 11742). 
 
Pressurização de escada em saídas de emergência
É um sistema eletromecânico de combate e detecção (O sistema funciona com a diferença de pressão de ar no ambiente a ser protegido). É composto de compartimentações com portas corta fogo, dutos de ventilação, grelhas de ar, motores elétricos, painel de comando e casa de maquinas, trabalha em conjunto com o sistema de detecção fumaça. Onde, nos casos de emergência, sensor que está instalado no hall da edificação, identifica a fumaça e envia um sinal para a central que processa a informação e envia outro sinal para o painel de comando, que executa o acionamento dos motores (norma de referência NBR14880).
 
Iluminação de emergência
É um sistema elétrico de prevenção. É composto por luminárias de emergência centralizada ou autônomas. O Funcionamento é feito no momento da queda ou falha de tensão na rede elétrica, neste caso as luminárias entram em funcionamento automaticamente, através de baterias estacionarias, com autonomia de no mínimo 1 hora (norma de referência NBR10898).

Nota – Todos os nossos serviços, são executados de acordo com as normas técnicas brasileiras vigentes  e seguimos todas as instruções técnicas do corpo de bombeiros.

Sinalização de emergência
Sistemas de combate ao fogo são essenciais para proteger o patrimônio e a vida dos ocupantes, porém em caso de incêndios, é preciso garantir a segura evacuação de todos do local. Para isso, é necessário um correto posicionamento de diversas placas de sinalização e iluminação, que cumpram seu papel com eficiência mesmo em situações adversas como presença de fumaça e ausência de energia. Desenvolvemos projetos de iluminação e sinalização e toda a assessoria para qualquer tipo de empresa e ambiente. Trabalhamos com sinalização certificada que atende as normas vigentes.